Blog

conta de luz na pandemia

Painéis solares representam tranquilidade com a conta de luz no período de pandemia, quando o consumo aumenta

Com cenário futuro de possível aumento na tarifa de energia elétrica, após combate ao novo coronavírus, empresário do setor de construção e locação de usinas de energia solar, afirma ser este o momento para o consumidor adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica. Nesse sentido, se você está preocupado com a conta de luz nesse período de pandemia, nós vamos discutir um pouco neste post. Vem conferir!

Diante do cenário de crise que vive o Brasil e o mundo com a pandemia do coronavírus (Covid-19), o efeito dessa turbulência que atinge mercados, e obrigou a população ao isolamento social, impactou em cheio, empresas com atuação em diferentes setores e pessoas em quarentena – medida para diminuir o contágio pelo vírus.

Com isso, o “novo normal”, que já é uma realidade imposta à sociedade, implica em mudanças de rotina e hábitos, o que acaba pesando no orçamento doméstico.

Um exemplo do impacto dessa pandemia nesse período, está no aumento do consumo de energia dentro de casa e consequente aumento do preço da conta de luz , no período de isolamento social, onde as pessoas estão usando mais computador, lâmpadas, ar condicionado, eletroeletrônicos, e eletrodomésticos em geral.

No entanto, quem possui um sistema de energia solar na residência está em vantagem, pois consegue pagar pelo consumo valor bem abaixo do praticado no mercado, hoje, pelas concessionárias de energia elétrica.

A informação é do empresário Walter Abreu, que representa uma empresa do setor de construção e locação de usinas de energia solar, no Norte de Minas.

Por ser muito mais vantajosa, a energia solar fotovoltaica, o empresário sugere, que, quem ainda não possui esse sistema em sua residência ou comércio, deve adquiri-lo o quanto antes.

Cenário futuro levando em consideração o período de Pandemia e seus impactos na Conta de Luz

Para o empresário, a exemplo de outros setores, o da energia solar, também foi impactado pela crise do coronavírus. No entanto, acredita numa retomada da economia o quanto antes e, consequentemente, na volta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a partir do ano que vem, graças à intervenção do governo federal com injeção de recursos na iniciativa privada e auxílio financeiro a trabalhadores.

Outro cenário apontado por Walter abreu, é quanto a um possível aumento da tarifa de energia elétrica, logo após o fim da pandemia, uma vez, que de acordo com ele, as concessionárias do setor elétrico teriam recorrido ao governo federal através, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pleiteando um financiamento de R$ 20 bilhões de reais, o que foi aceito, sendo que, dos quais, R$ 2 bilhões já liberados.

O aporte financeiro é um pedido de socorro das concessionárias, que se justifica na redução de consumo da ordem de 20% e inadimplência em igual percentual, perfazendo um rombo nas contas do setor elétrico de 40%.

Essa conta mais uma vez, na opinião do empresário será paga pelo consumidor residencial e comercial, em forma de aumento na tarifa, podendo alcançar 20%. Por isso, reforçou ser este o momento ideal para contratar um projeto de energia limpa e renovável, pois enquanto as taxas de juros de financiamento para aquisição de um sistema de energia solar estão caindo, a tarifa de energia elétrica sinaliza com sentido inverso, ou seja, de aumento.

Depois dessa, você ainda tem dúvida sobre as vantagens que a energia solar pode te proporcionar nesse período de pandemia, além de diminuir o custo da sua conta de luz? Então, você precisa conhecer todas as suas vantagens!

A entrevista do empresário foi concedida ao Blog da Agência de Marketing Digital Delivearte, por meio do jornalista e sócio-diretor da agência, Luiz Carlos Cabrine. 

Gostou do Post? Leia também: Conta de Energia: É Possível Zerar?

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat