Blog

exata norte energia

O Que é Energia Solar?

A energia solar se refere a todas as formas de energia advindas da luz e do calor do sol. Esta é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável, podendo ser aproveitada por meio de diferentes tipos de tecnologias e fins variados, como a energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica, aquecimento solar e arquitetura solar.

Inicialmente podemos pensar que o uso de energia está intimamente ligado ao desenvolvimento da humanidade, uma vez que esta nos possibilita fazer diversas coisas que são consideradas essenciais no nosso dia a dia, como a conservação de alimentos, utilização de eletrodomésticos e aparelhos industriais, dentre diversas outras possibilidades e tipos de energias e seus fins. Visto isso, dentre tantas fontes de energia, podemos afirmar que nenhuma fornece, de forma abundante, tanto potencial quanto a luz proveniente do sol.

Porém, pela existência dessa dependência considerável de energia por parte da sociedade, utilizou-se por muito tempo e ainda se utiliza, algumas fontes de energia que tem um grau de poluição considerável. Isso acaba afetando muito o equilíbrio, pois todo mundo sabe que precisamos preservar o nosso ambiente, não é mesmo? Mas isso se deu por falta de tecnologias que possibilitassem gerar a mesma quantidade de energia em relação aos combustíveis fósseis.

Mas vale ressaltar que devido esse grande impacto causado na natureza e o iminente temor de acabar os tão requisitados combustíveis fósseis, tem-se crescido de forma considerável as fontes de energias renováveis. Visto isso, estas passaram a ser prioridade, não mais alternativa.

Nesse sentido, considerando sua importância no nosso atual cenário, vamos falar um pouco sobre essa energia e ao final, você entenderá as vantagens de usá-la em sua residência ou empresa.

Mas você sabe o que é energia solar?

A energia solar é toda forma de energia que vem através dos raios de sol, seja pela luz ou calor. Esta é uma energia renovável, pois sua reiteração se dá de forma cíclica, considerando a escala de tempo humana. Além disso, é interessante pensar que todas as fontes de energia estão ligadas a esta.

Em relação a isso, podemos dizer que:

  • O sol altera o estado físico da água, fazendo-a migrar, permitindo-nos criar represas para que possa ser aproveitada nas usinas hidrelétricas;
  • Com o aquecimento das massa de ar, surgem os ventos que permitem ser aproveitados nos geradores de energia eólica;
  • A energia solar que é absorvida no processo de fotossíntese permite-nos utilizar da energia da biomassa, através da vitalidade que dá às plantas;
  • Com relação ao petróleo, esta permitiu energia necessária para surgir e manter a vida na terra nas eras passadas, uma vez que vem de restos de vegetação e animais pré-históricos.

Notou como essa energia está intimamente ligada à geração de diversos outros tipos de energia? Legal, não é mesmo? Além disso, uma informação muito importante é que a energia solar também é considerada uma fonte de energia alternativa, sustentável e renovável.

Outrossim, essa energia pode ser aproveitada de três modos que citaremos abaixo. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes de energia alternativa que mais promete para geração de energia nos próximos anos.

Como Usar a Energia Solar

Há diversas maneiras de aproveitamento da energia solar para auxiliarmos em nossas diversas necessidades e de desenvolvimento do país. Visto isso, podemos aproveitar essa matriz energética para questões como:

  1. Geração fotovoltaica de energia elétrica;
  2. Aquecimento de água;
  3. Iluminação pública;
  4. Sistemas de uso coletivo (energia elétrica para hospitais, escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Assim, dentre as principais tecnologias de energia solar, podemos citar a energia fotovoltaica, Energia solar Térmica e a Energia Heliotérmica.

Energia Fotovoltaica

Essa energia está sendo considerada uma das fontes de energia mais limpa do mundo. Nesta ocorre a conversão direta dos raios solares em energia elétrica. Isso acontece devido a presença de semicondutores, normalmente o silício cristalino, que convertem a energia luminosa em energia fotovoltaica, ou seja, em energia solar elétrica. Dando-se porque a luz solar incide sobre as células, provocando a movimentação dos elétrons do material condutor, sendo transportados por meio do material até serem captados por um campo elétrico, gerando a energia.

Cada vez mais a energia fotovoltaica tem sido utilizada para gerar energia dentro das residência e indústrias, totalizando mais de 100 anos desde o seu surgimento. Para que ocorra a geração de energia, as células fotovoltaicas precisam ser montadas dentro de um painel solar que lhes permitem maior segurança e durabilidade, e feito isso, estes painéis devem ser conectados a outros.

Esse sistema solar fotovoltaico é constituído por:

  • Painéis solares
  • cabeamentos
  • conectores
  • inversor solar
  • sistema de fixação das placas solares
  • e outros materiais elétricos padrões

Energia Térmica

Nesta, o efeito fototérmico faz-se presente diante da captação da energia térmica, ou seja, do calor da radiação solar e sua transferência para algum tipo de líquido, normalmente utiliza-se a água. Esta é utilizada para gerar energia elétrica ou energia térmica residencial ou industrial. São considerados ótimos complementos para utilização em determinadas atividades, como aquecimento de piscinas e climatização de ambientes.

Energia Solar Heliotérmica

Essa tecnologia também utiliza o calor do sol, porém de forma mais concentrada, gerando a energia elétrica. Por consequência da sua alta complexidade e tamanho, esta normalmente é usada apenas em projeto de geração centralizada, como em grandes usinas heliotérmicas.

Nestas, existem grandes espelhos e estes, chamados de concentradores, captam a luz do sol e fazem um processo de conversão em um determinado local, habitualmente em um tubo a vácuo ou topo de uma torre. Além disso, coloca-se um tipo de líquido que tem a função de aquecer com alta temperatura devido a luz concentrada sendo seu vapor usado para alimentar uma turbina que gerará energia elétrica.

Acesse nosso Blog e fique por dentro das novidades!

A Exata Norte energia solar atende toda Janaúba e Região. Não perca tempo e venha saber mais sobre como funciona a energia solar e como ela pode te ajudar e economizar na conta de luz. Iremos te atender da melhor forma possível, temos profissionais capacitados te esperando.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat