Blog

exata norte energia

Minas Gerais e a Energia Solar

Após reunião com o Governado de Minas Gerais Romeu Zema, foi anunciado pela espanhola Salatio o investimento de R$21 bilhões em energia solar. Isso significa que até o ano de 2023, Minas Gerais deverá ter uma das maiores Usinas fotovoltaicas do mundo.

Nesse sentido, esse projeto leva em consideração a construção de duas plantas: Uma em Janaúba, cidade localizada no Norte de Minas Gerais e outra em Arinos, cidade localizada no Noroeste do estado. Sabe-se que estes projetos têm a capacidade de 1.300 MegaWatts-pico (MWp) cada. Além disso, tem-se ainda, dois projetos Várzea da Palma, no Norte do Estado, que também podem gerar 650 MWp cada um.

Essas quatro usinas de energia solar de Minas Gerais têm capacidade de 400 MWp a mais considerando a usina de Marambaia, localizada em pirapora, no norte de minas do consórcio Solatio/Canadian. Em relação a última, hoje esta é considerada a maior da América Latina, com funcionamento de cerca de dois anos. Atualmente, as três maiores plantas de energia solar estão localizadas na Ásia.

Considerando o tamanho e capacidade dos projetos para Janaúba e Arinos, apenas Tengger Desert Solar Park, na China (1.547 MWp) e as indianas Bhadla Solar Park (1.515 MWp) e Pavagada Solar Park (1.400 MWp) são maiores em capacidade instalada.

Esse projeto contemplará um total de dez cidades mineiras com usinas nos próximos quatro anos. Nesse sentido, a previsão é que até 2022, 70% desse projeto esteja finalizado. O Governador encontra-se confiante, afirmando que estes projetos irão ajudar no crescimento econômico, uma vez que acredita atrair maiores investimentos, gerando mais empregos para o estado.

Investindo em Energia Solar em Minas Gerais

Ao todo, os investimentos da Solatio foram cerca de R$ 300 milhões, divulgado pela Cemig referntes a geração e distribuição de energia solar o Norte de Minas. Nesse sentido, o presidente de tal empresa afirmou que um dos objetivos da Cemig é atingir, daqui alguns anos, a meta de 1 GW em geração distribuída. Isso significa o envio de energia para a rede por meio da instalação de painéis fotovoltaicos, instalados por empreendimentos.

Sobretudo, o alto índice de irradiação solar no Norte de Minas Gerais e a mudança de abordagem dos órgãos ambientes são os principais motivadores. Isso para o setor de energia solar é essencial, pois são necessários alguns incentivos para maior crescimento.

Gostou do Post?

Leia também: Conheça as vantagens da energia solar

A energia solar em Minas Gerais ainda é considerada recente, porém vem se disseminando cada dia mais, tornando-se importante o seu conhecimento. Nós da Exata Norte podemos te explicar todas as vantagens que abarcam a Energia Solar, principalmente se você morar em Janaúba ou região – que é onde estamos localizados. Venha nos conhecer e tenha grandes descontos na sua conta de energia.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat