Blog

impactos da pandemia no setor elétrico brasileiro

Impactos da pandemia do Covid-19 no setor de Elétrico Brasileiro

Sem dúvida, todos já devem saber que devido a propagação do Covid-19 pelo mundo e medidas de contenção da propagação do vírus, provocou e irá provocar grande impactos em vários setores de todo o mundo e no Brasil não é diferente. Pensando nisso, hoje vamos conversar um pouco sobre os impactos da pandemia no setor elétrico, vem com a gente!

Nesse cenário, não só o setor de energia sofrerá, mas diversos outros, como aqueles ligados à exportação devido a diminuição de preços e produção, afetando o mercado interno, seja pelo vírus ou por recessões decorrentes da atual situação do mercado, locais que recebem pessoas, como bares, restaurantes e academias e diversos outros.

Impactos da pandemia no setor elétrico e perspectivas

Observando essa realidade, o que se pode prever é que temos um caminho bastante atordoado para caminhar nos próximos meses ou até anos, uma vez que aqui no Brasil ainda há muitos casos de transmissão com o pico no final de maio e início de junho, podendo prolongar-se. Nesse sentido, temos que fazer nossa parte para que saiamos o mais rápido possível e com saúde desse atual cenário.

Em relação ao setor de energia, este está ligado diretamente às atividades demandadas de produção, as perspectivas em relação ao seu consumo vem caindo, uma vez que as atividades econômicas de indústria e comércio vem sendo diminuídas. Todavia, há um aumento do consumo residencial, uma vez que deu-se espaço para atividades em home Office.

A partir disso, a visão é que, devido a diminuição do consumo por meio da produção e comercialização do mercado, todas as áreas do setor de energia sofrerão, pois, uma vez que há o menor consumo de energia, há a diminuição de precisão de expansão desse mercado. Nesse sentido, muito concessionárias ou empresas de produção e energia deverão produzir menos e não haverá tanta necessidade de leilões para geração e distribuição de novas energias.

O impacto disso é que dadas essas incertezas, pode haver um menor investimento nesse setor. Todavia, deve-se considerar que após esse cenário as energias renováveis podem ser ótimas opções para quem deseja investir, uma vez que deve surgir um mercado de maior competitividade por serem opções mais fáceis de desenvolvimento e com baixo custo ambiental



Por fim, pode-se concluir que os impactos da pandemia no setor elétrico serão percebidos pela redução da demanda derivada da recessão econômica vinculada ao COVID-19.


No caso da energia solar, vão haver alguns atrasos em determinados projetos, mas nada tão acentuado, podendo haver atrasos também nas definições regulatórias para o mercado de geração distribuída (GD) que passam por discussões no Congresso Nacional e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Isso ocorre, pois existem muitas questões a serem discutidas no momento que são extremamente urgentes devido os impactos imediatistas do Covid-19. Além disso, assim como falado acima, há um atraso em alguns investimentos

Esses impactos da pandemia no setor elétrico serão sentidos com maior peso nos próximos meses, e o ritmo de recuperação ao longo do ano pode variar, dadas as incertezas. Todavia, uma coisa que é muito provável que aconteça de forma mais acentuada nos próximos meses é o aumento na conta de energia, uma vez que ficando maior tempo em casa, há também um maior consumo de energia.

Agora que você já sabe quais são os possíveis impactos decorrentes da pandemia não somente no setor elétrico, mas em diversos outras, pode pensar em como trabalhar para que se saia bem dessa possível crise que nos aguarda em momentos futuros.

Esse post foi útil para você?Não esqueça de compartilhar com mais pessoas! Quanto mais pessoas informadas, melhor é para um melhor desfecho!

Não esqueça de ler também sobre como funciona a venda de energia!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat