Blog

financiamento energia solar

Financiamento de energia solar Fotovoltaica: uma mudança que ajuda o meio ambiente e também o seu bolso

Você costuma reclamar do calor excessivo da sua cidade? Pois saiba que o calor produzido pelo sol pode ser capaz de gerar energia elétrica para abastecimento de toda localidade e ainda te fazer economizar dinheiro reduzindo o valor da sua conta de luz.  Visto isso, hoje vamos falar um pouco sobre incentivos para obtenção de sistemas fotovoltaicos, como o financiamento! Mas antes, vamos dar uma recapitulada sobre a energia solar e suas vantagens.

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica se trata da conversão direta da luz do sol em energia elétrica por meio de um sistema fotovoltaico capaz de basicamente, captar os raios solares e transformá-los em corrente elétrica.

Incrível, não é mesmo?! Os pontos positivos da utilização da energia solar são muitos, a começar pelo fato de estarmos em um país tropical, ou seja, que recebe diretamente os raios solares na maior parte do ano, isso significa que possuímos a matéria prima necessária para geração de energia e dar o devido valor a ela é de uma importância social muito relevante.

Vale ressaltar que a energia solar fotovoltaica é uma forma renovável de produção que pode ser usada para reduzir os novos e crescentes danos ambientais causados por outras formas de geração, no nosso caso, das famosas hidrelétricas. 

Quais as vantagens econômicas do financiamento de energia solar?

Um aspecto a ser destacado e o ponto principal a ser aqui discutido é a relevância  econômica oferecida pelo fornecimento de energia solar, visto que no cenário atual estamos cada vez mais preocupados em reduzir custos e economizar ao máximo no nosso dia a dia, a fim de obter um maior controle sobre as finanças familiares.

Assim sendo, as contas básicas como de energia são sempre as mais avaliadas quando se fala em redução de gastos, visto isso, a energia solar fotovoltaica proporciona uma redução do valor habitual nas contas de luz de residências, empresas e comércio em geral, pois ao adquirir um sistema como esse, parte da energia utilizada será fornecida pela luz solar após o processo de conversão. 

Como funciona o financiamento de energia solar

Você deve estar se perguntando como realmente funciona esse processo, pois bem,  inicialmente o consumidor deve buscar uma empresa séria e de confiança que forneça o sistema de captação e a instalação adequada das placas solares.

Este investimento pode ocorrer através de um financiamento onde geralmente o consumidor tem um prazo excelente para pagamento do material e do serviço, e a melhor parte é que o tempo de duração do produto em boas condições de conservação podem chegar até 30 anos.

Isso pode ser levado como uma vantagem perfeita a médio e longo, frente a uma conjuntura onde as tarifas das redes de fornecimento de energia pública só crescem ano após ano com indicativa de piora.

Dez linhas de financiamento voltadas para a instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica no Brasil

Devido a dificuldades encontradas no setor econômico  para fazer investimentos nas instalações de sistemas fotovoltaicos, algumas linhas de financiamento oferecem propostas para os possíveis consumidores deste tipo de energia no intuito de facilitar a ampliação do uso de energia solar no Brasil.

Essas empresas oferecem cada uma delas o seu próprio tipo de financiamento para pessoas física ou jurídica, com propostas amplas onde cada cliente pode analisar e escolher a que melhor se adapta a sua realidade. São elas:

  • CAIXA ECONÔMICA 
  • SANTANDER
  • BNDES
  • BANCO DO NORDESTE
  • SICREDI
  • DESENVOLVE SP
  • PRONAF
  • BANCO DO BRASIL
  • BANCO DA AMAZÔNIA

Mas afinal de contas, como a energia solar será usada?

A partir do momento da instalação, a energia gerada pelas placas solares pode ser armazenada em baterias apropriadas ou pode ser diretamente conectada a fonte pública de abastecimento, desta forma parte da energia utilizada no estabelecimento ou residência que antes era recebida somente por meio da central de fornecimento de energia, agora será obtida também pela energia solar.

E é justamente desta maneira que sua conta de energia terá uma redução relevante no final do mês, pois parte da energia gasta será advinda do sistema de energia solar fotovoltaico.

Lembrando que além de estar economizando dinheiro, quem adquire esta fonte de fornecimento de energia estará contribuído para um mundo mais sustentável e incentivando a iniciativa daqueles que  trabalham com  a produção dos equipamentos necessários para tal.

Energia solar e o papel sustentável

Pesquisas científicas apontam que a degradação do meio ambiente em larga escala, em meio ao cenário dos últimos anos que dão indicações de esgotamento dos recursos naturais, ocorrida entre outros motivos, devido a grande emissão de poluentes pelas diversas formas não sustentáveis de produção de energia, podem afetar diretamente a quantidade de matéria prima disponível no decorrer dos anos para essa produção.

Isso faz com que seja necessário mais do que nunca que se invista em fontes limpas de geração de energia, um setor importantíssimo para o funcionamento de todas as produções industrial de pequena e larga escala. Felizmente existe uma perspectiva muito boa relacionada á expansão do uso de energia solar mundial, e aqui no Brasil não poderia ser diferente, principalmente devido a nossas condições climáticas extremamente favoráveis para tal.

Como vimos, existem benefícios muito interessantes ao adquirir um sistema de produção de energia solar fotovoltaica, seja para sua residência, estabelecimento ou empresas em geral.

Investir neste produto lhe fará economizar a médio e longo prazo e ainda manter a consciência limpa por estar contribuindo de forma positiva com o meio ambiente por meio da valorização de fontes renováveis.

Leia também: Energia Solar e Sustentabilidade

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat