Blog

Energia Solar no mundo

Energia Solar no mundo: Os Países que Mais Produzem

Quais países Produzem mais Energia Solar

A energia solar vem crescendo cada vez mais e se tornando muito famosa dentre as opções de produção de energia no mundo. Visto isso, esta, depois da hidrelétrica e eólica, é a terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada globalmente. 

Todavia, o Brasil ainda não está no ranking de maiores produtos da energia solar no mundo, mas muitas empresas brasileiras vem trabalhando para mudar esse cenário, alavancando sua produção.

Visto isso, os últimos anos foram muito positivos no que tange o crescimento e expansão da energia solar no mundo – com um crescimento que chegou em 33% no ano de 2016.

Em 2012, mais de 100 GW de energia solar fotovoltaica (PV) foram instaladas no mundo – uma quantidade capaz de produzir pelo menos 110 TWh de eletricidade por ano. [1]

Onde estão localizados os recursos de energia solar?

A energia solar existe em abundância em todo o mundo, mas nem todo local seria adequado para painéis fotovoltaicos solares, coletores solares térmicos ou outros meios de converter a luz solar em energia útil.

“Onde no mundo o potencial da energia solar é maior?” seria uma pergunta melhor. Um mapa de insolação mundial é a melhor resposta:

radiação solar no mundo

Cores mais quentes indicam maior densidade de energia solar (insolação, radiação solar, luz solar). Como você pode ver no mapa, a insolação tende a ser maior quanto mais nos aproximamos do equador.

Quais países têm a maior capacidade instalada de energia fotovoltaica solar?

1. China

Desde de 2015, a China é considerada a maior produtora e compradora de painéis solares. A grande maioria dos produtos fotovoltaicos, ou painéis solares, está sendo instalada em áreas remotas por grandes fazendas solares que vendem a energia às empresas de serviços públicos. Imagens de satélite mostram o incrível crescimento dessas enormes fazendas solares que continuam surgindo por toda a China.

O aumento drástico da China em energia solar decorre da necessidade desesperada de eletricidade do país e de sua grave crise de poluição do ar. Enquanto a Alemanha e outras nações reduziram os incentivos para instalar painéis solares, o governo da China está incentivando muito instituições financeiras a darem incentivos para instalações solares.

2. Japão

Como um dos países mais densamente povoados do mundo, o Japão não tem o luxo de cobrir enormes extensões de terra com painéis solares. Apesar da falta de espaço aberto abundante, o Japão ainda está entre os líderes mundiais em termos de energia solar total produzida.

Após o desastre da usina nuclear de Fukushima em 2011, o Japão assumiu um sério compromisso com a energia solar como parte de um plano para dobrar sua energia renovável até 2030. Por necessidade, o Japão encontrou lugares criativos para instalar painéis solares. 

Um aumento na popularidade do golfe no Japão na década de 1980 levou a uma superabundância de campos de golfe, muitos dos quais foram completamente abandonados a partir de 2015. Muitos desses campos esquecidos agora estão completamente cobertos por produtos fotovoltaicos.

A nação insular chegou ao ponto de criar “ilhas solares” flutuantes com milhares de painéis solares resistentes à água. Essas fazendas solares de última geração têm várias vantagens, incluindo a capacidade de serem mais eficientemente resfriadas pela água.

3. Alemanha

A Alemanha está na vanguarda da energia solar e produziu um total de 38,2 gigawatts (GW) dos 177 GW produzidos globalmente em 2014. Para colocar isso em perspectiva, 1 GW é a produção de um grande gás natural ou usina nuclear. 

Em muitos momentos, a Alemanha atendeu a mais de 50% das necessidades diárias de energia do país a partir da energia solar. A mudança de longo prazo da Alemanha para energia mais limpa tornou sua economia a maior do mundo a depender tanto de energia renovável.

Embora a Alemanha esteja longe de ser um país banhado pelo sol, seu objetivo é contar com fontes de energia solar e outras fontes renováveis de energia para 100% de sua energia elétrica até 2050. Claramente líder mundial no avanço da energia solar, a Alemanha está aumentando rapidamente sua capacidade solar todos os dias para atingir esse objetivo.

4. Estados Unidos

Os EUA são considerados os pioneiros no que tange o investimento em energia Solar, todavia,não se mantiveram no topo dos países líderes em energia solar. Entretanto, as fontes de energias renováveis continuam ganhando espaço no país. Em 2018 o país teve por base, cerca de 10% da geração de eletricidade por essa energia.

5. Itália

Embora não produza quase a quantidade total de energia solar das outras nações líderes, os 18,5 GW da Itália criados em 2014 representaram quase 10% das necessidades totais de energia do país, mais do que qualquer outro país. 

Os incentivos fiscais concedidos às fazendas solares expiraram, fazendo com que muitos sejam vendidos ou mesmo executados. A impressionante produção de energia solar da Itália deverá diminuir como resultado.

De fato, podemos perceber que a energia solar é bastante promissora para os próximos anos no mundo todo, além de ser uma fonte inesgotável de energia, é considerada limpa.

Gosto do post? Leia também: Energia Solar e Sustentabilidade

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat