Blog

energia solar no brasil

Energia Solar no Brasil: Locais de maior incidência

A energia solar no Brasil tem se mostrado cada vez mais acrescente devido a diversos fatores e benefícios que esta proporciona para o meio ambiente, além das vantagens no bolso!

Sendo assim, hoje resolvemos trazer um panorama geral de como está a energia solar no Brasil, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)

Assim como mostrado no gráfico abaixo, a energia solar no Brasil tem maior prevalência, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia

A energia solar no Brasil está localizada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo como os três estados mais produtores. Mas, também compõem a lista o Paraná, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, dentre outros, porém com geração de energia solar menor.

energia solar no brasil

De acordo com o gráfico, é possível notar que sistemas fotovoltaicos estão, majoritariamente, instalados nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Estados como Roraima e Acre ficam atrás, com um baixo potencial de energia solar instalada.

Perspectivas sobre Energia Solar no Brasil

O potencial energético do Brasil é extenso, considerando a incidência solar que é superior a países que desenvolvem projetos de energia solar com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha. Todavia, ainda tem-se muitos desafios para conseguirmos alcançar as metas de utilização dessas fontes. Todavia, tem-se cada vez mais aumentado o número de instalações de sistemas fotovoltaicos em todo o país, considerando todo o contexto e políticas no Brasil.

Nesse sentido, será muito benéfico um investimento por parte do país no que tange os incentivos e linhas de crédito e financiamento, para que possam estimular a diminuição dos preços da tecnologia alternativa e contribuir para a geração de energia que não afete o meio ambiente.

Assim como proposto pelo PortalSolar, prevê-se que, em 2024, o território brasileiro chegará a aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar em rede instalados, proporcionando maiores economias em relação às distribuidoras convencionais, além da manutenção e preservação ambiental do país.

Gostou do post? Leia também: Capacidade em energia Fotovoltaica no Brasil alcança 6GW

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat