Blog

Energia Solar e Sustentabilidade

Energia Solar e Sustentabilidade

Sabemos que cada vez mais tem crescido o consumo de energia solar no nosso país e isso é muito positivo! Isso se dá, pois cada vez mais as pessoas vem percebendo o seu potencial, além de todas as vantagens que a energia solar traz. Além disso, uma questão muito importante a ser discutida é que, esse meio de produção pode ser uma grande aliada do meio ambiente, colocando àqueles que consomem a energia solar cada vez mais no caminho da sustentabilidade. Visto isso, hoje decidimos conversar um pouco sobre como a energia solar é tão promissora para os próximos anos.

Assim como já mencionamos, a energia solar tem sido uma das energias mais promissoras do mundo. Isso se dá, pois esta é renovável e inesgotável, por prover do sol, que nos acompanha no dia a dia.

Todavia, a energia solar ainda tem sido pouco explorada e aproveitada, perto do grande potencial energético do Brasil. Isso quer dizer que ainda a porcentagem relativa à utilização de energia solar é muito baixa no nosso país.

Ou seja, ainda temos muito a investir no setor de energia solar para que este tenha maior sustentabilidade.

Porém, ficamos ainda mais surpresos quando sabemos que os lugares aqui no Brasil considerados os piores na irradiação solar são 30% mais eficientes na produção de energia solar, quando comparado à produção da Alemanha, por exemplo, que é um dos maiores produtores dessa energia no mundo.

Interessante, não é mesmo? Em matéria veiculada recentemente pelo UOL é possível verificar o panorama do setor no Brasil.

Benefícios da Energia Solar e Sustentabilidade

Energia Solar e Sustentabilidade

É nítido que a energia solar traz benefícios tanto econômicos quanto sustentáveis. Nesse sentido, ao utilizar essa fonte de energia, é possível diminuir o consumo de energia termelétrica, podendo-se economizar na conta de luz. E nada melhor que economizar, não é mesmo?

Isso quer dizer que residências e empresas que possuem seus sistemas de energia solar fotovoltaica podem produzir sua própria energia, passando a não depender de distribuidoras de energia, que podem em algum momento deixar de suprir as demandas, como por exemplo, alguns apagões que às vezes ocorrem pelo país.

Outrossim, como falado no portal do Sebrae, a geração de energia elétrica, por meio da energia solar, não permite a emissão de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – o que não ocorre na queima de combustíveis fósseis.

Além disso, esses gases fazem mal à saúde humana, além de contribuírem para eventos como o aquecimento global. A energia solar, sem dúvida contribui bastante para uma maior sustentabilidade!

Por isso essa energia é conhecida como uma fonte limpa. Todavia, ainda pouco investida…

Por que Há pouco Investimento em Energia Solar no Brasil?

 Energia Solar e Sustentabilidade

Agora vamos elencar alguns dos principais motivos que nos fazem produzir tão pouca energia solar:

  • Custo de investimento considerável alto;
  • Falta de incentivos (sejam financeiros e/ou educativos). Isso ainda impacta muito no crescimento da produção de energia solar no país;

Todavia, em Minas Gerais existem alguns incentivos, sendo o Estado que mais contribui para a aquisição desta energia. Este pratica a isenção de ICMS para a energia solar, bem como o fomento por parte de programas como o Indústria Solar.

Este último se dá através de uma parceria entre instituições e empresas de Santa Catarina que tem como objetivo levar energia solar autofinanciável para indústrias de pequeno e médio porte catarinenses.

Estas são ações que buscam estimular e popularizar a produção da energia solar e sustentabilidade no Brasil.

Finalizando

É muito importante que a população conheça e entenda todos os benefícios da energia solar e sobre como esta contribui para nossa sustentabilidade.

Muitas vezes olhamos apenas pelo lado financeiro, todavia, é importante perceber como esta pode ser fundamental para uma maior preservação e equilíbrio do nosso planeta.

Além disso, muitas pessoas acreditam que esta possui um valor muito alto de aquisição, todavia, seus benefícios a médio e longo prazo são tantos a quantidade que o indivíduo gastar, será recuperado antes mesmo que este possa esperar.

Ficou curioso e quer saber mais?

Leia também: Como Funciona a energia solar

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat