Blog

Energia Solar e Coronavírus

Energia Solar e Coronavírus: Como Isso nos Afeta?

Assim como já falamos em outros posts, a energia solar tem se mostrado muito eficiente no que tange à economia e diversos outros benefícios. Todavia, se você ainda não adquiriu sua energia solar, estava pensando em fazer isso, mas chegou a atual crise pelo coronavírus, você deve ter se questionado se esse realmente é o melhor momento, não é mesmo?

Pois bem, entendemos as suas dúvidas, uma vez que grande parte dos equipamentos que estruturam o sistema solar fotovoltaico são importados da China e acompanham o câmbio do dólar que vem crescendo e por consequência, elevando o preço desses instrumentos.

Mas então, como proceder nesse tipo de situação? Acompanhando a situação da China, aos poucos vamos percebendo uma diminuição nos casos de transmissão do Covid-19. Isso que dizer que, a tendência é que as fábricas retornem, aos poucos, suas produções para que haja o abastecimento mundial.

Em relação ao dólar, realmente, são diversos fatores que influenciam para sua alta. Ou seja, além da crise do coronavírus, existem questões políticas econômicas internas do país que contribuem para esse acontecimento. Essa questão do coronavírus realmente afeta o preço dos equipamentos de energia solar, mas não a ponto de inviabilizar a instalação dos sistemas.

Mas Eu Devo Instalar Um Sistema Solar Fotovoltaico Nesse Cenário Atual?

Talvez seja mais complicado esperar o dólar abaixar para optar por instalar o sistema fotovoltaico. Isso porque se verificarmos o valor da moeda ao longo do tempo, esta acaba não dando muitos indícios de que deve o dólar deve diminuir de valor ao longo do tempo, de forma tão rápida.

Talvez isso ocorre, mas a passos curtos, todavia, não devemos confiar nisso, uma vez que esta tem demonstrado aumento ao longo do tempo.

Nesse sentido, em muitos momentos, quem ficou esperando a redução do dólar, acabou deixando oportunidades passarem, até porque isso não ocorreu, muito pelo contrário – em 2014 este correspondia a R$2,00 e em 2018 subiu para R$4,00.

Se ao invés de esperar, tivesse instalado a energia solar, teria ganho tanto no câmbio, que não recuou, quanto no payback energético, visto que o sistema estaria produzindo energia desde essa época. Além desse fato, a energia elétrica também vem sofrendo vários reajustes no que tange o seu preço, não sendo tão sentido por quem produz sua própria energia.

Visto isso, devido o seu histórico, o dólar pode sim continuar aumentando! Nesse sentido, caso você instale o sistema solar fotovoltaico pode pagar menos no preço do equipamento, comparando a preços futuros.

Ou ainda, supondo que o dólar caia..

Caso você tenha instalado, vai ter ganhos na produção de energia. Isso Significa que você terá decorrido parte do tempo de payback do investimento, além de evitar sofrimento devido as variações no preço da energia.

Em ambos os cenários, o sistema fotovoltaico é vantajoso economicamente para quem instala. Além de existirem diversas outras vantagens sustentáveis da produção de energia solar, que é limpa e não gera gases do efeito estufa.

Além disso, sabemos que é um sistema que só tem a ganhar com o tempo, seja pela sua duração ou economia.

Gostou? Entre em contato conosco que podemos tirar todas as suas dúvidas!

Leia também: Conheça as Vantagens da Energia Solar

Fontes:

Preço da Energia Solar: entenda a real influência do dólar

Globo notícias sobre o coronavírus

Preço da Energia Solar: entenda a real influência do dólar

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat