Blog

energia solar janauba

Energia Solar Para Irrigação: É possível?

Benefícios da Energia Solar Para Sua Irrigação

Você já deve ter ouvido falar dos diversos benefícios da energia solar fotovoltaica tanto para uso residencial quanto industrial e para estender mais um pouco essa discussão, hoje decidimos trazer como esse sistema também pode te ajudar para automação de sistemas de irrigação.

É isso mesmo, caso você ainda não tenha pensando sobre essa questão, nos acompanhe para entender mais!

Já vamos adiantando que para o sistema de irrigação a energia solar fotovoltaica pode ser uma mão na roda! Isso quer dizer que esta traz diversos benefícios, principalmente em locais onde não chega energia elétrica, ou seja, lugares mais distantes ou remotos.

Esses sistemas controlam o uso da energia e da água, a aplicação de produtos químicos e, além disso, reduzem a necessidade de mão-de-obra.

Esse controle acaba evitando problemas como irrigação excessiva do solo, ocasionando uma irrigação deficiente, ao contrário do controle manual.

Por Que Utilizar energia solar Para Irrigação em Áreas Rurais?

Inicialmente podemos dizer que não existe uma palavra que defina melhor essa situação: Facilidade. Isso mesmo, para a zona rural, o sistema fotovoltaico não é diferente dos demais, ganhando em facilidade.

Estes acabam competindo muito com algumas empresas provedoras, pois algumas empresas de energia elétrica tem dificuldade de distribuir energia em áreas mais afastadas. Além disso, estes sistemas podem suprir por completo toda a demanda de energia dos pivôs centrais de irrigação.

E não pense que os painéis funcionam somente em dias de sol! Estes também funcionam em dias nublados, uma vez que mesmo nublado há radiação solar. Como estará ligado à rede, o sistema fotovoltaico irá operar com compensação em relação à comercializadora de energia da região.

Assim, quando o sistema fotovoltaico gerar menos energia que a que é consumida, esse montante será compensado através do desconto em sua fatura de energia. Caso contrário, quando a geração for superior à consumida, o excedente se transforma em créditos que podem virar descontos nas próximas faturas.

No caso da produção rural que possui um pivô central de irrigação conectado à rede elétrica, a economia pode ultrapassar 90%. Não conseguimos atingir os 100% de desconto devido aos custos com transporte que a concessionária de energia cobra.

Temos um artigo sobre isso: Conta de luz: É possível zerar? Todavia, já temos um belo de um desconto para o agricultor, tornando mais fácil todo o processo de adquirir sistema de automação que também podem ser abastecidos pela energia solar.

Você ainda está com dúvida se é vantagem instalar um sistema fotovoltaico para produção de energia solar para irrigação em áreas rurais?

O que temos a dizer é que independentemente onde você escolher utilizar esse sistema, sempre será muita vantagem. Mas você deve estar se perguntando sobre valores, então aqui vamos nós.

Sustentabilidade e vida útil

Uma questão que deve ser levada em consideração é a vida útil dos sistemas fotovoltaicos. Eles podem durar muitos anos, se instalados de forma correta.

Em relação ao valor, com o valor economizado da sua conta de luz, você pode pagar e, em média, de cinco anos, você já poderá ficar livre dessa despesa e usufruir de suas economias.

Em média, um sistema desses pode durar cerca de 25 anos, então é um investimento muito bom para quem trabalha com irrigação.

Além disso, como o sol é uma fonte renovável e inesgotável, a energia gerada é sustentável, com impacto ambiental mínimo. Não perca tempo e adquira sua energia solar para irrigação!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat