Blog

energia solar janauba

Conheça as Vantagens da Energia Solar

Além da energia solar possuir várias vantagens, esta é considerada uma fonte renovável e inesgotável de energia. Sabe-se que ao contrário dos combustíveis fósseis, a geração dessa energia elétrica não emite dióxido de enxofre, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio, considerados gases poluentes e prejudiciais à saúde humana, além de contribuírem para o aquecimento global.

Nesse sentido, ao adquirir um sistema fotovoltaico, você não estará apenas economizando em até 95% na sua conta de luz, pois também estará contribuindo para um melhor crescimento e desenvolvimento da sociedade. Todavia, não paramos por aqui! Decidimos fazer este post para te mostrar justamente algumas vantagens que essa tecnologia poderá te oferecer ao gerar energia elétrica para sua empresa ou residência.

1. Energia solar é Mais Econômica

Sabemos o quanto é difícil economizar dinheiro, principalmente no que se refere a energia, que tem se tornado uma das contas mais caras que pagamos hoje em dia. A cada quatro anos há um reajuste nas tarifas de energia, após avaliação de custos operacionais a fim de que haja uma garantia de um bom atendimento ao cliente.

Pensando nisso, hoje existem milhares de casas no Brasil que já contam com equipamentos solares. Isso é um ponto muito positivo, sendo que esse número tende a aumentar nos próximos anos, uma vez que uma das principais vantagens da energia solar é sua economia a médio e longo prazo.

Essa economia é concebida a partir dos descontos na conta de luz. Esse sistema permite a geração de energia excedente em relação à quantidade que é consumida, colocando essa energia na rede elétrica, fazendo com que a distribuidora te dê créditos pela “contribuição”. Muito legal, não é mesmo? Nesse processo todo mundo sai ganhando.

A porcentagem de economia é um fator decisivo no momento de optar por tal investimento. Além dessa vantagem, existe, em alguns locais do Brasil, alguns incentivos fiscais para os possuidores desse tipo de fonte de energia, como descontos no pagamento de IPTU. Apesar de seu valor de investimento inicial ser um pouco alto, a energia solar continua sendo uma das melhores formas de poupar dinheiro a médio e longo prazo, além de que você estará contribuindo com o sistema de geração de energia.

2. Energia sustentável

Vale a pena ressaltar que o sistema fotovoltaico faz uso da energia mais abundante e inesgotável, eficiente e gratuita: o sol. Pela localização do Brasil, sendo um país tropical, acaba recebendo uma quantidade considerável de energia solar que é capaz de gerar muito mais energia do que somos capazes de consumir.

Por esse fato, o sistema fotovoltaico é muito vantajoso e confiável, uma vez que é renovável e inesgotável, diferentemente de outros tipos de energia, como hidrelétricas ou a gás. Além disso, sabemos que uma geração limpa de energia nos dias de hoje é extremamente benéfica para a sociedade, uma vez que temos sofrido diversos impactos refentes ao aquecimento glocal. Nesse sentido, quanto mais consumidores tivermos, melhores serão os resultados frente a esse evento.

3. Baixa Manutenção dos Painéis Solares

Seguindo, outra grande vantagem desse sistema fotovoltaico é que sua manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, é muito baixa. Esse é um fator que gera grande valorização desse sistema que utiliza a energia solar. Mas vale ressaltar que para isso, é necessário que este seja bem projetado e instalado.

Outro ponto interessante e que pode ser realizado pelo próprio consumidor, é a lavagem dos módulos a cada período de 6 meses. Mas não necessariamente isso deve ser feito, apenas se estiverem muito sujos, uma vez que estes possuem uma película que previne o acúmulo de sujeira.

Em caso de poeira, a própria água da chuva pode lavar. Todavia, quando acumula sujeita devido a poluição ou excremento de animais, a limpeza pode ser realizada através de jato de água combinado com uma vassoura de cerdas macias.

4. Durabilidade do Sistema

Os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos possuem uma vida útil de, pelo menos, 25 anos para módulos e 15 anos ou mais para inversores. Financeiramente falando, esse sistema é muito viável, uma vez que esse retorno acontece de forma rápida pelo desconto na conta de luz.

Geralmente, um sistema fotovoltaico adquirido pode ser pago em até 6 anos após instalado. Isso quer dizer que após esse intervalo de tempo, o retorno financeiro passa a ser lucro pelos próximos 20 anos ou mais, pois ainda nesse período os módulos estarão trabalhando com cerca de 80% de eficiência.

5. Energia Solar Chega em Locais Remotos

Existem muitas cidades isolados no Brasil, devido a sua grande extensão, dificultando muitas vezes, a vida de alguns habitantes. Essa condição pode fazer com que muitos serviços não cheguem nessas localidades, incluindo a rede elétrica.

A vantagem da energia solar é que ela pode ser instalada em praticamente qualquer lugar, sendo uma das melhores opções para quem vive em situações semelhantes à citada. Nesse sentido, é possível produzir a própria energia, independentemente de empresas distribuidores de energia.

Agora você já sabe quais as principais vantagens da energia solar e de todo o sistema fotovoltaico. Quer saber mais? Aqui nós explicamos direitinho sobre a energia solar.

Conheça todas as vantagens e benefícios que a Exata Norte Energia Solar pode te proporcionar. Após você ficar sabendo, apostamos que não vai querer ficar de fora! Atendemos toda Janaúba e região, não perca mais tempo e comece a economizar conosco.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat