Blog

energia solar

Como Funciona Energia solar: Entenda Agora

 Provavelmente você tem ouvido falar bastante sobre a energia solar e de como ela vem sendo extremamente promissora para os próximos anos. Mas.. você tem se perguntado como a energia solar realmente funciona? Se sua resposta for sim, você está no lugar certo, pois hoje vamos te explicar o que acontece para que haja a produção de energia elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos. Vamos lá?

Os Painéis Fotovoltaicos

Antes de conversarmos sobre como funciona a energia solar, vamos te falar um pouco dos equipamentos que trabalham para que a mágica da energia surja: os painéis fotovoltaicos.

Os painéis fotovoltaicos funcionam através do sistemas solares, será assim que conseguiremos produzir energia fotovoltaica. Os equipamentos que compõe o sistema solar fotovoltaico são os módulos fotovotaicos (placas solares).  Hoje em dia no Brasil esse projeto de energia fotovoltaica esta apenas começando, pois ainda não expandiu no Brasil todo.

Também são criados materiais semicondutores, que são produzidos em uma camada positiva e uma camada negativa que juntos formam um campo elétrico. Os fótons atingirão a célula solar, que passa a soltar elétrons dos átomos da camada negativa, que passará para a carga positiva, assim formará um circuito elétrico. Com esse processo todo gerara eletricidade. Eles serão agrupados em forma de painel solar que fará um modelo fotovotaico. Você devera ter muitos painéis para ter mais energia.

Sistema para produção de energia solar como funciona:

Inicialmente é realizada uma avaliação para verificar qual o lugar onde você deseja instalar. Algumas coisas que são analisadas: valor da sua conta de luz anualmente; características do lugar onde será instalado; incidência da radiação solar no local e evitar possíveis sombras.

A luz solar bate nos painéis solares fotovoltaicos, que serão instalados no local desejado. Os painéis contém células de silício, que captam a luz ou a radiação, produzindo uma corrente elétrica, que passa a liberar os elétrons.

A corrente elétrica é dirigida até o inversor de corrente, que convertera a eletricidade da corrente continua (CC) para a corrente alternada (CA). Nesse caminho pode ser que acontece perdas, pois quando utilizam inversores de paredes convencionais, pelo contrario da micro, inversores que ficam junto aos painéis que evitam a perda de energia.

Você colocando mais painéis solares, estará fazendo um grande investimento. Isso fará com que a energia seja utilizada para a diminuição de suas faturas, além de que tem a opção de colocar no local que você deseja.

O fluxo da entrada e saída será medido depois de pronto, que será instalado pela concessionária de energia que você escolheu.  Mas também ser medido pelo seu aparelho de celular, por meio de um aplicativo que pode ser conectado ao seu sistema fotovoltaico.

Agora que você já sabe como a energia solar funciona, conte-nos o que achou.

Gostou do post? Continue lendo: Energia Solar Residencial e Seus Benefícios

Agora que você conhece como funciona a Energia Solar, já pode adquirir a Energia Solar fotovoltaica da Exata Norte solar, localizada em Janaúba Minas Gerais. Com a energia solar você poderá esbanjar de todas as suas vantagens. Fique por dentro de tudo e calcule já o quanto você conseguirá economizar na sua conta de luz. Temos certeza que você ficará muito feliz.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat