Blog

energia sustentavel

A NECESSÁRIA GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL NO MUNDO

Utilizar energia sustentável, gerada por meio de fontes renováveis contribui para diminuição de emissão de poluentes e consequentemente para diminuição do tão temido efeito estufa.  Venha conferir neste texto um pouco sobre o que é sustentabilidade, como ela se aplica na geração de energias sustentáveis, suas vantagens, os tipos existentes e sobre a crescente necessidade de sua implantação no mundo. Boa leitura!

DO QUE SE TRATA A  SUSTENTABILIDADE?

Sustentabilidade é um termo que surge a partir da necessidade de discutir sobre a forma com a qual a sociedade explora os recursos naturais para satisfazer suas necessidades e como isso impacta nas gerações futuras. Este é um assunto que vem sendo bastante discutido no setor empresarial, pois é a área onde ocorre a maior parte das explorações que acarretam no esgotamento de recursos naturais, e também levam a degradação do meio ambiente. 

A sustentabilidade é composta por 3 dimensões que juntas sugerem esse possível equilíbrio. Essas esferas são conhecidas também como tripplebottomline: econômica, social e ambiental.

Vejamos sobre o  que se trata cada uma delas:

  • Econômica – aqui o foco está em promover o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente e ainda em buscar estratégias economicamente viáveis para o desenvolvimento sustentável. Isso inclui atividades formais e informais que geram a renda necessária para o sustento dos indivíduos e suas famílias.
  • Social – neste setor encontram-se as questões sociais que envolvem, por exemplo, a ética, as qualidades e habilidades dos indivíduos, suas vivências  e empenho  dentro das empresas e também fora delas.
  • Ambiental – Já a esfera ambiental está voltada em analisar o impacto ambiental causado por cada empresa de acordo com a atividade que executam. Trata-se ainda, de reverem suas práticas, demonstrando respeito com a natureza e empenho em não esgotar os recursos naturais do planeta.

Com a junção dos propósitos dessas três áreas, e assim com a sustentabilidade propriamente dita, é possível obter ganhos significativos no processo de preservação ambiental.

O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Dessa forma, o desenvolvimento sustentável  visa manter um equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e o aproveitamento desses recursos, para que seja possível suprir as demandas da sociedade atual, sem comprometer as necessidades das próximas gerações.

O QUE É ENERGIA SUSTENTÁVEL?

Falaremos agora sobre sustentabilidade no setor energético, que é o ponto principal deste texto. 

A energia sustentável é aquela gerada a partir de fontes de energia renováveis, são aquelas consideradas inesgotáveis, ou seja, que podem ser utilizadas continuamente e nunca acabam, pois sempre irão se renovar. Alguns exemplos de energias renováveis são a energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, energia de biomassa, energia oceânica e energia geotérmica. 

Sendo a solar e a eólica classificadas como as mais sustentáveis, pois causam os menores impactos na natureza. Diferente das usinas hidrelétricas, por exemplo, em que muitos pesquisadores apontam os danos que ela causa ao local de sua instalação como justificativa para perderem o título de sustentável. 

QUANDO UM SISTEMA DE PRODUÇÃO É CONSIDERADO SUSTENTÁVEL?

É importante pontuarmos que, para um sistema de produção ser considerado sustentável, é preciso que exista um fornecimento infinito de matéria prima e que o planeta tenha capacidade de absorver os resíduos gerados nesse processo. No que diz respeito a produção de energia, as fontes limpas e renováveis são muito importantes no processo de sustentabilidade, pois produzem bem menos impactos ambientais comparado aos combustíveis fósseis, além de gerarem uma quantidade muito baixa de resíduos e poluentes. 

DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SUSTENTÁVEL E NÃO SUSTENTÁVEL

Como foi dito anteriormente, energias renováveis são aquelas cuja matéria prima se encontra de forma inesgotável na natureza. Agora falando um pouco sobre as energias não renováveis, podemos dizer que são justamente aquelas derivadas de elementos que são retirados da natureza e que se esgotam a médio ou longo prazo, fazendo com que ocorram diversos impactos negativos para o ecossistema. Alguns dos principais exemplos de fontes não renováveis são os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão mineral e o  gás natural, e ainda os combustíveis nucleares, que utilizam elementos  radioativos como o urânio, o plutônio e outros.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENERGIA SUSTENTÁVEL?

  • Energia solar fotovoltaica – A luz do sol pode ser usada tanto para produzir eletricidade ou como fonte de calor para aquecimento.A energia solar fotovoltaica é aquela gerada a partir da energia solar convertida em energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas. Essa energia pode ser disponibilizada diretamente para abastecimento energético junto com a rede de fornecimento pública ou armazenada em baterias próprias para isso. É um tipo de energia com bastante valor sustentável, pois tendo o sol como sua matéria prima, se enquadra perfeitamente no perfil de energia limpa e renovável. 
  • Energia solar térmica – Esse tipo de energia utiliza a luz solar para aquecimento de água de forma limpa e direta. É obtida por meio de placas instaladas nos tetos de estabelecimentos e residências, que possuem água em suas tubulações, que após ser aquecida é armazenada para uso. Além de usadas para o aquecimento de água, as placas para aquecimento são empregadas em usinas solares térmicas para produção de eletricidade, onde o calor do sol pode aquecer um fluido que transporta o calor pela tubulação até uma central de geração e é utilizado para geração de vapor que aciona turbinas acopladas a geradores elétricos.  No processo de geração de energia solar térmica não são emitidos gases poluentes e este um ponto mais que positivo no quesito sustentabilidade.
  • Energia eólica – aqui a energia do vento é utilizada para produzir eletricidade por meio de turbinas eólicas acopladas a geradores elétricos. A energia eólica ou a energia do vento, como é popularmente chamada, é utilizada há muito tempo pelos seres humanos. Em lugares onde o clima é favorável, com bastante vento, esse tipo de energia se torna uma importante fonte sustentável e inesgotável de geração de energia elétrica.
  • Energia oceânica – Temos aqui mais um tipo de energia sustentável que também não contribui para o aquecimento global. É gerada a partir das águas oceânicas que é uma fonte abundante na natureza. A energia oceânica é gerada por meio das ondas do mar, das correntes oceânicas ou do movimento das marés.
  • Energia hidrelétricaSe apresenta como a mais utilizada no Brasil gerando a maior parte da eletricidade gasta no país. É obtida basicamente, por meio das águas represadas de um rio, que escoa por um duto girando as pás de uma turbina. Este processo engloba a  transformação da energia potencial da água emenergia cinética e posteriormente em eletricidade, que é  armazenada em um transformador elétrico e distribuído para a população.
  • Energia da biomassa – É importante pontuar que existem duas formas de biomassa: as renováveis – que produzem energia a partir da queima de compostos orgânicos de origem vegetal ou animal – e não renováveis, que são os combustíveis fósseis.   Por meio da biomassa são produzidos combustíveis como o etanol e o biodiesel que são usados como fonte de energia para o transporte e para gerar eletricidade.
  • Energia geotérmica – A energia geotérmica é mais um tipo de energia renovável, sendo esta gerada através do calor existente no interior da terra. Este calor é extraído do subsolo por intermédio de tubulações instaladas em grandes perfurações feitas no solo, e levado até os reservatórios das usinas geotérmicas, e assim fornecem a energia necessária para acionar as turbinas geradoras de eletricidade.

Porém, as usinas geotérmicas geralmente se localizam em áreas onde existe atividade vulcânica próxima, isso faz com que no Brasil não possamos estabelecer esse tipo de geração, justamente por não possuirmos em nosso território uma atividade vulcânica relevante.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL?

As energias sustentáveis possuem um papel social muito importante na sociedade atual, pois elas trazem vantagens a curto e longo prazo que se estendem pela economia e preservação ambiental do nosso país e também se faz presente na forma como vivemos no dia a dia, interferindo no nosso bem estar. E o melhor de tudo é que utilizando fontes renováveis de produção de energia você poderá garantir que seus filhos e netos também terão acesso a esses recursos futuramente. 

Vejamos algumas vantagens da utilização de energias sustentáveis

  • Energias sustentáveis possuem uma fonte de produção enorme e renovável.
  • No processo de geração, produz baixa ou nenhuma emissão de gases tóxicos e não contribuem para o avanço do efeito estufa.
  •  Proporcionam independência energética (adquirindo as placas solares fotovoltaicas o consumidor possuirá uma geração de energia própria, que reduz custos na conta de energia vinda da rede pública).
  • Energia renovávelé uma fonte segura de obtenção de energia.
  • Apresentam riscos bem menores do que a energia nuclear.

QUAIS PAÍSES MAIS INVESTEM EM ENERGIAS SUSTENTÁVEIS NO MUNDO?

Nos últimos anos ocorreram aumentos no mercado de energias sustentáveis no mundo, isso se dá pelos crescentes incentivos relacionados à necessidade de diminuição da emissão de poluentes e redução da degradação do meio ambiente. Dessa forma separamos alguns dos países que fazem uso em maior escala desses tipos de energia. 

Podemos começar falando da China, que é líder de investimentos no mercado. A energia eólica é a receptora desses investimentos, em 2011 a china chegou a destinar 45,5 bilhões dólares para geração de energia neste setor. Já em 2015, apresentou um grande crescimento das instalações de energia solar e se tornou a maior produtora e compradora de painéis solares do mundo.

Os Estados unidos estão entre os primeiros países a implantarem o uso de energia solar em suas localidades, em 2018 a energia solar representou cerca de 10% da geração de energia total do país. A energia eólica  é a fonte limpa de geração de energia que mais recebe investimentos no país, chegaram  representar cerca de 21% no G20, assumindo 47 GW de instalação em todo o território.

Se tratando de energia solar temos o Japão que destinou, também no ano de 2011, 94% de seus investimentos em energia renovável  para esta categoria.

Podemos perceber então, a importância da energia sustentável em tempos de preocupação com o futuro do meio ambiente. Ter consciência sobre assuntos como este faz parte do nosso dever como cidadão.

leia também: Energia Solar no mundo: Os Países que Mais Produzem

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Open chat